Trilha da Costa da Lagoa, Floripa, SC

5 de maio de 2012

Seguindo a série sobre trilhas, não poderia deixar de falar sobre outro percurso muito legal que fizemos em Floripa: A Trilha da Costa da Lagoa.

Essa trilha está localizada na margem oeste da Lagoa da Conceição, bairro ao leste da Ilha. A trilha margeia a Lagoa, iniciando na Estrada do Canto dos Araças e finalizando na localidade da Costa da Lagoa.
Para chegar até a trilha é preciso se dirigir até a rua João Henrique Gonçalves (na Lagoa da Conceição). Um bom ponto de referência é o Hostel Hibisco (que fica no fim da rua João Antônio da Silveira) e o Bar de Grau em Grau (na rua João Pacheco da Costa). A trilha propriamente dita inicia a poucos metros dali.
O trajeto dura cerca de 2 horas, sob a Mata Atlântica.  O percurso é bem marcado e não há risco de se perder. Por ser protegido de luminosidade, o solo é úmido e as pedras escorregadias. Ao longo do trajeto, pequenas fontes de água natural e cachoeiras. Em alguns pontos, você passa por pequenos vilarejos, com casas simples, que convivem harmoniosamente com a natureza.
O final da trilha se dá no centrinho da Costa da Lagoa, uma comunidade típica açoriana, de rendeiras, artesãos e pescadores. Ali muitos restaurantes legais, que servem diferentes pratos de frutos do mar, preparados pelos próprios locais. Aliás, nada mais recompensador que descansar às margens da Lagoa, sob a sombra das árvores, degustando uma sequência de camarão.
O retorno à Lagoa da Conceição pode ser feito pela própria trilha ou por água. Pequenas embarcações param em diferentes pontos, levando ao centrinho da Lagoa da Conceição. Informe-se sobre os trapiches  que são pontos de embarque (nem todos são!). O trajeto custa em torno de 5 reais por pessoa (na alta temporada) e a vista da paisagem ao longo do trajeto não tem preço!!!



Tempo do Percurso
 2 horas
Nível de Dificuldade
Fácil
O que você vai precisar
Repelente
Como chegar
Do terminal do Centro de Floripa, pegar ônibus para Lagoa da Conceição. Descer na Av. da Rendeiras, no ponto mais próximo do centrinho. Dali, caminhar até a Estrada do Canto dos Araças (no fim da rua João Henrique Gonçalves)

Dicas               
Aproveite os restaurantes localizados ao final do percurso. Consulte os preços e pechinchem!

    








  
 

                                                  Mais imagens de Floripa, clique aqui

1 comentários:

  1. Adoro trilhas,o lugar parece mesmo ser liiindo!! Bjs e bom fds que vem chegando!! :)

Postar um comentário

Olá viajante! Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...