Trilha da Lagoinha do Leste, Floripa, SC.

26 de abril de 2012
Floripa é a terra das praias, do verde e do mar azul. E em meio a tanta natureza, é possível encontrar várias opções de atividades ao ar livre. Praticar o trekking é das minhas favoritas! Dentre as várias opções de trilhas de Floripa, uma das mais famosas é a da Lagoinha do Leste, ao sul da Ilha. A trilha está localizada no Parque Municipal da Lagoinha do Leste, área de proteção ambiental criada em 1992, de aproximadamente 453 hectares. Tive a oportunidade de percorrer o trajeto em épocas muito distintas. Após dez anos desde minha primeira vez, refiz o trajeto e fiquei muito feliz em perceber que o local permanece preservado e a natureza intocada.

Você pode iniciar a Trilha de Lagoinha do Leste pela Praia do Matadeiro (acesso mais longo e mais difícil) ou pela praia de Pântano do Sul (acesso mais rápido e mais fácil). Pessoalmente, gosto da primeira opção, pois a paisagem ao longo do trajeto é muito mais bonita.

A Praia do Matadeiro fica ao lado da Praia da Armação, uma vila de pescadores super sossegada do sul da Ilha (vide mapa -->). Para iniciar a trilha pela Praia do Matadeiro, você precisa se dirigir até o fim do praia. A trilha inicia no pé do morro e, dali em diante, o trajeto será realizado sob o verde da Mata Atlântica e contornando os costões. Prepara-se para partes de subidas íngremes e muitas pedras (que em dias úmidos, podem ficar escorregadias). Ao longo do caminho, muitas espécies de flores, aves e borboletas (algumas de um tom lilás inimaginavelmente lindo!). Lagartos também são muito comuns ao longo do trajeto. Eles são grandes, mas são mais assustados que assustadores. Não se preocupe! 

A praia de Lagoinha do Leste, ponto de chegada após a trilha, justifica qualquer esforço! Quase intocada, é cercada por morros, mata nativa e dunas, além de uma lagoa que encontra o mar. Reserve um tempo para  descansar na areia curtir um banho de mar.

No mais, siga as dicas para praticar o trekking seguro. Aproveite a caminhada, fotografe, aprecie e cuide na natureza que está ao seu redor.


Tempo do Percurso
3h (via Praia do Matadeiro)
1h (via Pântano do Sul)
Nível de Dificuldade
Médio
O que você vai precisar
Fôlego e pernas fortes
Como chegar
Do terminal do Centro de Floripa, pegar ônibus para Praia da Armação. De lá, caminhar até a Praia do Matadeiro e iniciar a trilha no costão direito (fim da praia).
Se a opção for iniciar a trilha por Pântano do Sul, pegue o ônibus de mesmo nome, também no terminal do Centro. O início da trilha é na rua Manoel Pedro de Oliveira. Na dúvida sobre como chegar, informe-se com os locais.
Dicas               
Leve sua água. No local não há bares e nem restaurantes





Mais imagens de Floripa, clique aqui

3 comentários:

  1. Fala Juli, tudo certo?

    Vou fazer uma trip de bike à Santa Catrina, e não posso deixar de visitar lagoinha do leste, e obviamente fazer a trilha. Por sorte encontrei seu blog, e curti demais suas dicas. Pelo jeito você conhece o local e vamos ver se pode me ajudar, estou em dúvida se mesmo carregando a bike, consigo chegar à lagoinha entrando pela praia de Matadeiro.

    Desde já agradeço em!
    Um Abraço,

  1. Oi João, obrigada pela visita ao blog.
    Quanto à sua pergunta... olha, até tem como vc carregar a bike durante o trajeto, mas não sei se vale a pena. Primeiro pq o trajeto é longo e com partes bem acidentadas. Em algum momento você vai sentir vontade de jogar sua magrela pelo penhasco, hehe (pobrezinha, brincadeira). Segundo, sua bike não vai ter utilidade quando vc chegar em Lagoinha. A praia é muito pequena, a areia fofa e ela é tda cercada por morros, então não tem como explorar o local com a bike.
    Por fim, se seu objetivo é ir pedalando até o início da trilha e, depois, voltar pedalando, eu sugiro que vc vá de bike até a praia do Matadeiro e deixe sua bike com alguns dos vendedores que ficam por ali ou deixa sua bike na praia de Armação, em algum estacionamento, de alguma pousada... eu acho mais recomendado.
    Espero ter ajudado. Boa trip! Floripa é o paraíso na terra! Um abraço!

Postar um comentário

Olá viajante! Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...