A Ilha de Burano (Veneza)

11 de fevereiro de 2012
Nos posts Marco Polo, as gôndolas e os gondoleiros de Veneza e Um dia em Veneza, comentei sobre Burano, uma das pequenas ilhas localizadas nos arredores de Veneza. Junto com Murano (onde se produz os famosos vidros artesanais) e Torcello, Burano é uma das mais conhecidas e mais charmosas... além da mais colorida! 

Burano é uma pitoresca vila de pescadores, localizada há aproximadamente 7 km de Veneza. Consiste em  um conjunto de quatro ilhas individuais, separadas por pequenos canais. Para chegar lá é muito fácil. Você compra o "biglietto" (em torno de 8 euros por pessoa) para o "vaporetto" que leva até a ilha. Atenção! Preste atenção nos horários e verifique o destino de cada embarcação. "Vaporetti" são como ônibus, cada um leva para um bairro (ilha) diferente. Mas também não se preocupe se você descer no lugar errado. Todas as ilhas tem suas belezas e merecem uma visita. Além disso, é possível pular de ilha em ilha, de vaporetto, claro.

O passeio para Burano pode ser feito em uma tarde. Lá o atrativo são as casinhas coloridas e os vários canais que cortam a ilha (como a própria Veneza). Também vale visitar a Chiesa di San Martino, cujo campanário inclinado lembra (vagamente) uma certa torre famosa da Itália. Interessante, também, são os trabalhos de renda, feitos pelas artesãs locais. As crianças brincando nas praças, as senhoras caminhando com seus cães, dão a Burano um ar bucólico. É um clima todo diferente... Difícil explicar. Lugarzinho perfeito para passear de mão dadas, fotografar e curtir as horas se arrastarem.

Burano ainda é pouco explorada e merecia mais atenção por parte dos turistas. Por outro lado, é bacana fugir da correria de Veneza pra mergulhar no silêncio da ilhazinha (afinal, em Veneza é sempre aquela muvuca!). E aqui uma dica: Aproveite para retornar à Veneza no fim da tarde, quando o sol estiver se pondo. O pôr-do-sol visto nas proximidades da ilha é lindo. Um dos cartões postais mais fantásticos que já vi.







   




2 comentários:

  1. KARLA disse...:

    oi, Juli!!!
    Uma das coisas legais é que de Burano pode-se pegar um vaporetto e em 10 minutos se está na ilha de Torcello, que é uma gracinha, com suas ruínas, suas irejas e um museu de arte etrusca. Acho que vale a pena combinar esses dois passeios no mesmo dia! Um numa manhã e outro durante a tarde ou vice versa!
    beijos
    Karla Gê

  1. Juli C.B disse...:

    Oi Karla. Perfeito. Vc falou tudo. Combinar duas ilhas é uma boa pedida para um dia de passeio em Veneza. Quando fiz o passeio, optei por Murano pela manhã e Burano à tarde. Acabei não conhecendo Torcello, o que é uma pena. Murano não tem muita coisa a não ser as lojas de produtos em vidro. Mas valeu pela experiência de ver 'in loco' a produção artesanal. Bjos e obrigada pela visita!

Postar um comentário

Olá viajante! Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...